Os empresários gastam tempo e energia consideráveis tentando aumentar o valor da empresa desenvolvendo planos de crescimento com metas bem definidas. Esses planos são projetados para maximizar o valor ao longo do tempo, mas é difícil atingir esses objetivos sem saber por onde começar.
Os proprietários não apenas precisam entender o valor de seus negócios hoje, mas também precisam saber o que sustenta e impulsiona esse valor. Com muita frequência, o excesso de confiança ou apatia do proprietário faz com que essa etapa seja negligenciada ou subestimada, ou no mínimo, com base em dados incompletos ou conjecturas. Nesse caso, o Valuation geralmente serve como uma verificação da realidade para proprietários com uma visão tendenciosa ou desinformada sobre o valor de seus negócios.
O passo inicial e talvez o mais importante na venda de um negócio é uma avaliação completa, objetiva e precisa do negócio. Muitos vendedores e corretores abreviam a fase de avaliação, não entendendo que é um passo essencial para prever com precisão o preço de venda e os rendimentos em dinheiro. Tanto a supervalorização quanto a desvalorização de um negócio levam a más decisões e produzem resultados ruins.
O processo de avaliação de negócios envolve reunir fatos relevantes, normalizar adequadamente as demonstrações financeiras, identificar ativos intangíveis, analisar fatores e riscos de valor de negócios e desenvolver projeções financeiras confiáveis – tudo da perspectiva do investidor. E, claro, envolve aplicar corretamente os métodos de Valuation aceitos, sem viés.
O que é Valuation?
Valuation é o processo analítico de determinar o valor atual (ou projetado) de um ativo ou empresa. Existem muitas técnicas usadas para fazer um Valuation: Um analista que atribui valor a uma empresa analisa a gestão do negócio, a composição de sua estrutura de capital, a perspectiva de ganhos futuros e o valor de mercado de seus ativos, entre outras métricas. Desta forma, o empresário consegue atrair investidores estipulando o valor do eu negócio.
Várias situações exigem a determinação do valor econômico atual de uma empresa:
- Desejo de vender o negócio devido a aposentadoria, divórcio ou motivos de saúde ou familiares
- Necessidade de financiamento de dívida ou capital próprio para subscrever a expansão ou resolver problemas de fluxo de caixa
- Adição de novos parceiros ou membros para o negócio
- Venda de uma parte do negócio por um sócio ou membro
- Cálculo do valor para fins fiscais
Por que um empresário quer um Valuation?
Valuation é realizado por uma infinidade de razões, incluindo, mas certamente não se limitando a vender ou adquirir um negócio. Nos casos de morte, invalidez, desastre ou divórcio, um Valuation é necessário para determinar equitativamente os ativos da empresa de acordo com os termos descritos nos documentos legais. Além disso, um Valuation formal de negócios pode ajudar a reconciliar opiniões percebidas sobre valor e, juntamente com uma análise de comercialização, pode ajudar o proprietário de uma empresa a determinar o valor relativo no mercado.
Importância do Valuation
Frequentemente pode ocorrer a pergunta “Por que preciso de um Valuation, especialmente se não tenho intenção de vender o negócio tão cedo?” Geralmente, a justificativa é de que conhecer o valor básico do seu negócio é o ponto de partida para os proprietários que desejam construir efetivamente um negócio com valor transferível. Muito simplesmente, análises de Valuation podem ser instrumentais quando se trata de atingir seus objetivos, e conhecer o valor do seu negócio (ao longo de seu ciclo de vida) pode ser uma ferramenta de gestão útil e eficaz. A seguir, exploraremos várias razões pelas quais as avaliações são essenciais à medida que seu negócio continua a crescer e evoluir.
1. Análises de Valuation fornecem uma linha de base. Assim como fazer um exame físico anual no consultório médico, as análises regulares fornecem uma linha de base. Eles servem como uma indicação do que você está fazendo certo e do que poderia estar fazendo melhor. Alguns anos o seu valor pode subir, outros anos pode cair um pouco (principalmente no caso de uma correção do mercado). Mas sem conhecer sua linha de base, você não tem evidências sólidas de como está se saindo. Pense em uma avaliação como uma métrica de saúde para o seu negócio que serve para medir a pressão arterial do seu negócio.
2. Valuation ajuda a traçar o curso para o futuro. Simplificando, você não sabe para onde ir se não sabe onde está. Análises de Valuation podem ajudá-lo a determinar maneiras de melhorar o negócio. Talvez o Valuation indique a necessidade de um investimento em tecnologia ou a contratação de um funcionário. Talvez você chegue à conclusão de que uma despesa pode ser reduzida ou eliminada. O Valuation, muitas vezes, pode ajudar um proprietário a fazer uma mudança no negócio ou auxiliar em uma decisão com a qual ele possa estar tendo dificuldades.
3. Valuation mede o progresso. Realizadas regularmente, as avaliações fornecem uma boa medida de como você está se saindo em comparação com o caminho que definiu para o seu negócio. Para serem mais eficazes, análises de Valuation devem ser utilizadas em conjunto com o seu plano estratégico de negócios e devem ser referidas como um componente de qualquer decisão significativa.
4. Análises de Valuation podem identificar lacunas. Um Valuation abrangente utilizará indicadores-chave de desempenho (KPIs) para analisar os aspectos não financeiros de um negócio que são, na verdade, os impulsionadores de valor subjacentes. Exemplos são a estrutura corporativa, a demografia do cliente, o uso de tecnologia e a infraestrutura da empresa. Os KPIs são fundamentais para identificar áreas de melhoria potencial para o negócio – e, em última análise, fornecem maneiras de aumentar o valor.
5. O acompanhamento constante do Valuation ajuda você a gerenciar seus negócios. Análises de Valuation podem e devem ser usadas como um poderoso impulsionador de como você gerencia seus negócios. O objetivo de uma avaliação é acompanhar a eficácia de seu processo de tomada de decisão estratégica e fornecer a capacidade de acompanhar o desempenho em termos de mudança estimada em valor, não apenas em receita. Isso ajuda você a ter uma visão holística de seus negócios e tomar decisões que são altamente impactantes para seus resultados. Ele permite que você entenda a dinâmica sutil do seu negócio e evite consequências imprevistas de decisões aparentemente insignificantes.
6. Valuation cria responsabilidade. Agora que você utilizou um Valuation para identificar lacunas e definir um caminho para o futuro (com metas mensuráveis), você se tornou, em essência, responsável por atingir essas metas e pode criar disciplina em torno delas.
7. Valuation fornece uma referência. Com pouco ou nenhum dado público disponível sobre o que as empresas desse setor vendem (a grande maioria dos negócios nunca é publicada), conhecer seu valor de linha de base pode permitir que você se compare (através de KPIs) em relação aos seus pares, bem como “Melhores práticas ” padrões.
8. Valuation fornece uma perspectiva de preço. Quando chegar a hora de alguma transição, seus Valuations históricos fornecem um ponto de partida para o preço. Os proprietários geralmente têm uma expectativa de Valuation irrealista – ter um Valuation básico e entender o que impulsiona esse valor pode ajudar a eliminar quaisquer surpresas no futuro.
9. Valuation pode ser a porta de entrada para o capital. Se você está pensando em tomar um empréstimo de capital para uma aquisição ou outro investimento empresarial, qualquer credor vai querer saber qual é a alavancagem do seu negócio. Seu Valuation é o primeiro passo no processo de obtenção de capital.
Inquestionavelmente, as análises de Valuation avaliações servem a muitos propósitos e vão muito além de “o que alguém pagaria pelo seu negócio”. Usadas corretamente, essas análises permitem que você veja o funcionamento interno do que realmente está acontecendo em seu negócio. Essa percepção coloca você em uma posição competitiva à medida que se esforça para fortalecer e aumentar o valor e o desempenho geral do negócio.
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