Escolha uma Página

O mercado de jogos no Brasil

O mercado brasileiro de jogos não enfrenta crises. Assim como o mercado de e-commerce, que registra crescimento ano após ano no Brasil, o mercado de jogos parece ter contornado a pandemia global e a recessão econômica mundial.

Alguns especialistas dizem que o isolamento social fez com que as pessoas recorressem a soluções digitais, e os jogos são um elemento significativo do entretenimento online. Além disso, um número crescente de jogadores, aumento da renda disponível e inovação tecnológica são algumas das principais forças motrizes do mercado de jogos digitais.

O mercado de jogos no Brasil gerou receita de US$ 2,3 bilhões em 2021, representando um crescimento geral de 5,1% ano a ano. O mercado deve crescer mais de 5,3% em 2022.

O Brasil ocupa a liderança na América Latina e ocupa a 13ª posição no ranking global. Estima-se que 70% da população brasileira jogue games, principalmente jogos mobile. . Mais da metade (51%) dos gamers brasileiros passam mais de 20 horas semanais jogando, segundo a Pesquisa Games Brasil (PGB).

Assistir a conteúdo de vídeo de jogos é um passatempo popular no Brasil, com mais da metade da população coberta assistindo a conteúdo de jogos de vídeo. O país tem uma cena de eSports em desenvolvimento e um quarto da população coberta assiste a eSports.

Público que não para de crescer

Estima-se que 74,5% das pessoas no Brasil são adeptas a jogos eletrônicos — um aumento de 2,5% em relação a anos anteriores —, conforme aponta a Pesquisa Game Brasil 2022

Mercado de Games Mundial - 2019 a 2023 - Fonte Newzoo

No Brasil, jogos para celular abrangem 47% do mercado, jogos para console 29% e jogos para PC 24%.

Desafios do mercado brasileiro de jogos

Os brasileiros têm formas próprias de pagar suas compras online, inclusive os métodos de pagamento tradicionais, que em sua maioria só existem no Brasil. O boleto bancário, por exemplo, é um dos mais populares. O desafio são suas limitações. O boleto bancário tradicional não responde a telas de celulares e a confirmação do pagamento pode levar até três dias úteis.

Outro problema está nos jogadores sem banco ou naqueles que não possuem cartão de crédito. Eles ainda desejam jogar, por isso muitas vezes recorrem a amigos ou familiares para lhes emprestar um cartão para concluir uma compra no jogo.

Confiar em conteúdo comprovado em vez de desenvolver novos jogos: como muitas indústrias de entretenimento, os editores de jogos normalmente investem em vencedores comprovados em vez de despejar dinheiro em novos gêneros.

Tendências para 2023

2022 foi um ano interessante para a indústria de games. Um setor acostumado ao crescimento de longo prazo chegou ao fim de dois anos excepcionais de pandemia apenas para enfrentar uma sucessão de duras brigas de chefes. O aumento das taxas de juros e os desafios geopolíticos atingem duramente a economia global e continuam a aumentar o espectro da recessão econômica. A indústria de jogos não ficou imune a isso. A cauda longa das dores da pandemia também continuou a ser sentida na forma de atrasos nos jogos e outras restrições de abastecimento. As mudanças nas configurações de privacidade móvel no iOS e no Android atingiram os modelos de negócios estabelecidos de jogos móveis. Reguladores de todo o mundo entraram no jogo. As perspectivas de médio e longo prazo para o setor, no entanto, permanecem incrivelmente fortes e o crescimento está projetado para retornar em 2023 e além. A pequena desaceleração de 2022 deve servir como um alerta para esse setor dinâmico e bem-sucedido. Apesar de uma taxa de crescimento recorde nas últimas duas décadas, que estabeleceu o jogo como a forma proeminente de entretenimento e o colocou na encruzilhada da mudança tecnológica em nossa sociedade, a indústria não pode ser complacente. O futuro da indústria continua brilhante, mas esperamos que as dificuldades de uma crise econômica, intensa competição e maior escrutínio regulatório comecem a separar os jogadores casuais dos hardcore. Apesar de uma taxa de crescimento recorde nas últimas duas décadas, que estabeleceu o jogo como a forma proeminente de entretenimento e o colocou na encruzilhada da mudança tecnológica em nossa sociedade, a indústria não pode ser complacente.

Algumas das tendências para 2023 que podem ser observadas são:

  • Mais consoles de próxima geração e novos jogos;
  • Flexibidade regulatório na China;
  • Defesa em uma possível recessão: Recessões não são necessariamente ruins para jogos: Ficar em casa lutando contra zumbis geralmente é mais barato do que sair à noite com os amigos, mesmo com o investimento inicial em jogos e consoles;
  • Mergulhos profundos especiais na visualização de jogos, jogos em nuvem, metaverso, Web3 e NFTs;

Autor: Bruno Santos
Criador do Blog Possui experiência em Finanças e Análise de Dados. É graduado em Administração de empresas, com foco em finanças pelo Centro Universitário Ibmec (2017) e faz MBA de Finanças Corporativas na FGV. Atualmente é Head Financeiro de uma Startup & Gestor de Fundos. Tem diversos artigos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. Possui experiência e trabalhos realizados nas linguagens de programação R, PYTHON e VBA. Tem experiência nas áreas de Finanças, Métodos Quantitativos, Análise de Dados, Automação de Processos e Mercado Financeiro. Presta consultoria nas áreas de Finanças e Análise de Dados.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. O MERCADO DE JOGOS NO BRASIL - GameJamPlus - […] [Este artigo foi escrito e originalmente publicado por Bruno Santos. Você pode ler o post original no link: https://fintechbrs.com.br/o-mercado-de-jogos-no-brasil/].…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *